Vale a pena juntar-se a nós...
Na inauguração do site do CBC-ES, marco do trabalho do nosso Mestre TCBC Isaac Walker Abreu o qual vem se dedicando ao capítulo de uma forma admirável, quero aproveitar a oportunidade para divulgar neste artigo a luta a favor da ciência e a arte que o CBC exerce.
Muitos perguntam por que pertencer ao Colégio? O que ele faz ou poderá fazer por mim? Esta pergunta envolve um desconhecimento do papel de uma associação de médicos e uma falta de espírito associativo, comunitário, solidário...
Você tem que entender que você é o CBC. Que você sozinho pode muito pouco, mas que milhares de vocês juntos representam uma força enorme. E o Colégio representa hoje esta força.
Por que pertencer ao Colégio? Porque o CBC é uma Instituição de Projeção nacional e internacional. Fundado no Rio de Janeiro, em 1929, o CBC cresceu e hoje é um órgão pujante, atuante, que qualifica o Cirurgião brasileiro. Ser ou não membro do CBC faz a diferença.
Nestes tempos conflitantes, em que se deteriora cada vez mais a relação médico-paciente, você necessita de referências que o apoiem, que o sustentem, que atestem que você não é um aventureiro, um negligente, um irresponsável a exercitar uma arte para a qual não está habilitado, para a qual não tem competência. O Colégio, se você preenche certos requisitos, evidentemente, será a referência. Se, em algum momento você se vir diante de uma situação em que se ponha em questionamento a sua capacitação profissional, ser membro do CBC, ter atendido às exigências da Instituição para ser aceito entre seus pares, talvez seja a sua melhor escora moral a lhe sustentar.
O Colégio Brasileiro de Cirurgiões é congresso, é atualização, é revista, é elo de união, é defesa profissional, é companheirismo. Se você já é membro, participe de nossas atividades. Se não é, inscreva-se e venha juntar-se a nós.
Aqui no Estado, desde 1935, o Diretório Nacional tentava a criação de um Capítulo. Assim o Dr. Otorino Avancine, foi encarregado de organizá-lo. Ocorre que à falta de interessados em tornarem-se membros e a exigência estatutária de um mínimo de 10 membros para constituir o Capítulo, ele não pode ser concretizado. Sucessivamente a mesma incumbência foi passada a Alexandre Martins de Figueiredo, em 1943, a Affonso Bianco, em 1946, a Herwan Wanderley, em 1954, a Darcy Mattos em 1964 e as dificuldades permaneceram as mesmas e o Colégio aqui não deslanchava.
Finalmente em 1967, já por influencia da melhoria do ambiente cultural, promovido pela Faculdade de Medicina e por pressão do Diretório Nacional, presidido por Eurico Bastos, dentro de uma política de expansão do Colégio, voltou-se a cogitar da instalação do Capitulo do Espírito Santo. Dr. Affonso Bianco foi nomeado Mestre em Correspondência a ele enviada por Américo Caparica, então Secretário Nacional do CBC, com a atribuição de organizar uma Diretoria que deveria cuidar do destino do Capitulo, até que concomitantemente com a próxima eleição para a Direção Nacional do CBC fosse eleita aqui, pela primeira vez, uma Diretoria Estadual.
Assim, em 30 de julho de 1969, quando foi eleito Américo Caparica para presidir o CBC, Dr. Affonso Bianco foi eleito para Mestre do Capítulo do CBC-ES. Esta primeira Diretoria eleita cumpriu o mandato 1969-1971.
A esta primeira Diretoria eleita sucederam-se 18 outras ao longo desses 41 anos. Três colegas, Olívio Louro Costa, Danilo Nagib Salomão Paulo e Tadeu Marcus Barbosa de Menezes dirigiram o Capitulo do CBC-ES mais de uma gestão.
Foi na segunda gestão do Dr. Olívio que o Colégio expandiu ao interior criando-se as regionais e atraíram novos associados, transformando-o numa estrutura viva importante para os que exercem a cirurgia por estas regiões. Entre suas ações está a aquisição da sede.
Em termos nacionais o Colégio se firmou ao longo de todos estes anos, como a maior entidade representativa da Cirurgia no país. Dele emanam conceitos, condutas, consensos. O Colégio, consciente das dificuldades dos médicos, preocupa-se também com honorários, tabelas, defesas profissionais, etc...
Do ponto de vista acadêmico o CBC tem patrocinado a publicação de livros, revistas, boletins, avidamente absorvidos por seus associados.
Para terminar, o CBC poderia ser mais forte não fosse a fragmentação em especialidades e sub-especialidades que vem ocorrendo na medicina.
Esperamos você no Colégio.
TCBC Tadeu Marcus Barbosa de Menezes
Ex-Mestre do CBC-ES
=================================================================================
Galeria dos Ex-Mestres: